20/06/2011

Placenta Prévia - Pior dia da Gravidez

Continuando o resuminho das semanas que passaram e eu fiquei sem postar...

ººº
13/04/11 - RELATO DO PIOR DIA DA GRAVIDEZ...

No dia anterior fiz a 1º US Morfológica, tudo certinho e lindinho como deveria ser até que dormi, acordei, o maridão foi trabalhar, eu fiquei sozinha em casa deitada na cama, mudei de posição para me acomodar melhor e continuar dormindo e o terror começou, senti algo descer, achei que era vontade de fazer xixi, mas daí desceu mesmo, algo quente, levantei, fui ao banheiro, quando me enxuguei com papel... PÂNICO... sangue, muito sangue, intenso, pensei: "Estou abortando mais uma vez, NÃOOOOOO!! Não pode ser, por favor Deus, por favor!".

Eu tremia, entrei em desespero, corri peguei o telefone e liguei pra casa dos meus pais na esperança do meu pai ainda estar lá com o carro pra me levar pro hospital já que o trabalho do maridão é na cidade ao lado, ele ia demorar pra chegar... enfim, a opção mais rápida foi ligar para os meus pais. Logo depois liguei pro Alexandre, que ficou desesperado do outro lado da linha, tadinho... ele não acreditava!! Eu falei que era pra ele orar, desliguei o telefone e como o sangue não parava de descer, interfonei pro porteiro do prédio, autorizei a entrada dos meus pais, abri a porta, peguei uma toalha, coloquei na cama, deitei e esperei, sem acreditar no que estava acontecendo, questionando... enfim...

Meus pais chegaram, tomei banho, troquei de roupa e fomos pra emergência de uma maternidade aqui de Vitória. Chegando lá, emergência lotada, eu teria que esperar, a recepcionista me atendeu MAL, não olhou na minha cara e disse que teria que aguardar. Eu respondi que estava perdendo meu filho, que estava sangrando muito e ela respondeu sem me olhar: - "Todos estão aqui por alguma emergência".

REVOLTAAAAA! Me segurei pra não fazer um escândalo!! Pago plano de saúde em dia e na hora que mais preciso tenho que aguardar?? Não não... daí eu respondi: - "Todas que estão aqui estão perdendo o bebê? Todas estão tendo sangramento? Converse com a médica e veja se dá pra me passar na frente!" Daí foi a hora que ela me olhou nos olhos, viu meu desespero misturado com revolta e disse: - "Só um momento, vou ver com ela".

Que raiva me deu aquela hora! Sentei, aguardei alguns poucos minutos e a médica me chamou. Comecei a chorar, contei pra ela o que havia acontecido, que já havia tido dois abortos e que achava que estava perdendo aquele também! Ela mandou eu tirar a roupa para fazer o exame de toque. Fui ao banheiro e notei que o sangramento tinha parado. Deitei na maca, ela me examinou e disse: - "O colo do útero está fechado, é um bom sinal, você vai fazer uma outra US para ver de onde veio o sangramento. Você sentiu dor antes do sangramento? Eu respondi: -" Não, simplesmente desceu". - "Ok. Faça a US e retorne aqui".

Importante dizer que quando abortei, o sangramento durou semanas e sempre foi acompanhado por dores. Só que na hora nem me dei conta disto, só o sangramento era igual nada mais!!

Esqueci de falar que liguei pro meu médico que estava viajando e ele também me falou pra eu fazer uma US de emergência e depois mandar notícias.

Fiz outro US e aí sim, ALÍVIOOOOO!! Nosso bebêzinho estava lá, lindo, se mexendo muito, cheinho de vida, foi a MELHOR sensação do mundo! Meu Deus OBRIGADA, eu só conseguia pensar em agradecer!

Perguntei o pq do sangramento e a médica me respondeu que eu estava com PLACENTA PRÉVIA PARCIAL. Eu sem entender bulhufas do que ela havia acabado de me dizer pedi pra ela explicar. Ela resumiu dizendo que a placenta estava mal posicionada, que estava próxima ao colo do útero e qualquer movimento um pouco mais brusco que eu pudesse fazer ocasionar em sangramento mas que a medida em que o bebê fosse crescendo, a placenta iria subir pro lugar certo. A figura abaixo explica melhor.



Por fim, levei o resultado pra médica que me receitou o uso de Progesterona e repouso absoluto, ou seja, cama, cama, cama só levantava pra ir ao banheiro e tomar banho, mais nada!! Por uma três semanas foram assim. O sangramento que já estava beeeem fraquinho cessou em 1 semana e eu mantive o repouso por ordens médicas.


Depois do período de repouso, retornei ao meu médico e ele me liberou do repouso absoluto mas pediu pra eu manter o repouso relativo que é evitar subir e descer escadas, pegar peso, fazer atividades físicas e relações sexuais. Continuo fazendo este repouso até hoje 10 semanas depois, lógico mais relaxada, pois não tive mais sangramentos. Ele até me liberou pra viajar de avião e "bater perna" em SP para comprar as coisinhas do enxoval do Pedro.


Na última consulta que tive ele disse que a placenta já está subindo.. ou seja, nada como seguir recomendações médicas por piores que elas sejam, pq eu digo, ficar de repouso absoluto é muuuuuito ruim, chato, um saco mesmo mas vale à pena, se não fosse assim tvz o Pedro não estivesse aqui mexendo sem parar na minha barrigOLA!! rsrs..


Não é legal relembrar tudo o que aconteceu mas vale o registro e as informações que talvez possam ajudar alguma mamãe que esteja passando pelo mesmo que passei.Hoje estamos bem, eu e o Pedro, semana que vem faremos a US Morfológica de 2º trimestre daí eu venho contar se a placenta já subiu totalmente ou não.


Ah, minha mãe ficou ao meu lado em todo tempo, meu pai ficou no carro orando e meu amor ficou no trabalho até eu sair do hospital, afinal não adiantava nada ele vir ao nosso encontro. Lógico que ele não conseguiu fazer mais nada, subiu pra cozinha do escritório e só orou pra tudo dar certo. No outro dia ele foi dispensado do trabalho pra ficar comigo!! Sou grata demais primeiro à Deus que sei que nunca nos falta e seeeeempre tem o melhor pra nós e à minha família que sempre está presente, sei que posso contar nos momentos alegres e tristes... AMO DEMAIS!!



Bjs

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola,estou passando pela mesma situaçao e tenho muito medo!